terça-feira, 4 de agosto de 2009

2004: O ANO DA ZEBRA NO HORÓSCOPO FUTEBOLÍSTICO - CRAC na cabeça!

Se você visitar o site do CRAC, time da cidade de Catalão,em Goiás, vai encontrar a descrição deste resultado como sendo fruto de determinação, planejamento e organização, num trabalho bem feito pela diretoria, comissão técnica e jogadores. Pode até ter sido isso mesmo, mas para mim não passou de mais uma zebra, que colaborou para que o ano de 2004 fosse “O ano da zebra no horóscopo futebolístico”.

O time do CRAC, Clube Recreativo Atlético Catalano, conquistou em 2004, seu segundo título do campeonato goiano, igualando seu feito de 1967. Muitos acreditavam que seria impossível, principalmente pela presença de duas fortes equipes, como eram o Goiás e o Vila Nova. Como agravante o time retornava a primeira divisão goiana naquela temporada.

A equipe da cidade de Catalão possuía jogadores de vários cantos do Brasil, que formaram um grupo homogêneo, que fez uma campanha boa na primeira fase, com 11 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, o que o credencio para disputar a semifinal contra o Goiás. Vale lembrar que no ano anterior, o Goiás havia chegado as semifinais da Copa do Brasil, ganhado o estadual e realizado uma brilhante arrancada no Brasileirão, partindo da lanterna para o 9º lugar.
O Leão do Sul, como é conhecido o craque, não tomou conhecimento e encarou de igual para igual o time da capital. Na primeira partida, em Catalão, o CRAC venceu por 3x0, e na partida em Goiânia, o jogo terminou 2x0 para o Goiás. Como o saldo de gols não valia como desempate, a partida seria disputada nas penalidades. O arqueiro do CRAC, Helder fechou o gol e garantiu a vitória por 4x2.
Na decisão, o CRAC foi derrotado na primeira partida, no Serra Dourada, por 2x1, mas mesmo assim não se abateu. Apesar de tudo apontar para o título da Vila Nova, o que espantaria a zebra, o CRAC ainda se apega a força da sua torcida, uma vez que a decisão seria em Catalão.

O estádio estava lotado e a partida foi emocionante. Tendo a torcida como o 12° jogador, o CRAC esqueceu o favoritismo do Vila e venceu com superioridade absoluta, por 3x0. O Vila Nova ainda perdeu seu zagueiro Willians expulso, complicando mais na decisão. O time de Catalão dominou o jogo e com os gols de Sandro Oliveira, Celinho e Guarú, levou a partida para a disputa de pênaltis. Mais uma vez o time venceu, dessa vez por 5x4, garantindo o ressurgimento da equipe, que conquistava o título depois de 37 anos, no ano em que retornava da segundona estadual. Catalão ficou em festa.
Mais uma zebra ganhou forma, mas por merecimento, pois o CRAC foi reestruturado para ser uma zebra competitiva e surpreender os grandes da capital.

FOTOS: www.cracnet.com.br (atentem para a correção gramatical da faixa que os jogadores levam na foto do título)

CRAC 3 x 0 VILA NOVA
Penaltis: CRAC 5x4 VILA NOVA
CRAC: Helder, Baiano, Cristiano, Cleiton Mineiro e Marcinho (Cleiton Goiano); Pedrinho, Celinho, Cacá e Guarú; Sandro Oliveira e Sandro Goiano. Técnico: Wanderley Paiva.
Vila Nova: Kiko, Bosco, Willians, Higor (Jacques) e Michael; Fábio Bahia, Heleno, Evandro e Robson (Luciano); Wando e Mendes. Técnico: Evair.
Gols: Sandro Oliveira, aos 55 segundos do 1° tempo, Celinho, aos 7, e Guarú, aos 40 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Helder, Cacá, Cleiton e
Sandro Goiano (CRAC) e Bosco (Vila Nova)
Cartão vermelho: Willians (Vila Nova).
Estádio: Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão(GO).
Data: 18/04/2004.
Árbitro: Cleiber Elias (GO) Auxiliares: Gesmar Miranda (GO) e José Bonfim (GO).
Público: 12.000 pagantes.

4 comentários:

  1. Um time com um nome desses, tinha que ser campeão msm...

    Zoação, mas esse time aí ser campeão goiano, é o msm que o União Luziense for campeão mineiro em 2011... Credo em cruz. Um resultado desses no começo do ano podem atrapalhar, e mto a temporada dos grandes que disputam o estadual (no caso Goiás e Vila), mas nesse ano me parece que o Goiás chegou a uma vaga na Libertas ñ foi? E dá-lhe futebol goiano!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não. A campanha que deu a vaga a libertadores para o Goías foi no ano seguinte, em 2005, quando aconteceu toda aquela marmelada para o Corínthians.

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAA
    na verdade zebra mesmo foi o cruzeiro 5 x 0 Galo na final do mineiro
    pelo amor de deus, a final da libertadores foi a coisa mais normal que podia acontecer

    Palavras sábias de um comentarista completamente imparcial

    ResponderExcluir
  4. Nota-se a distância sua imparcialidade.

    ResponderExcluir